Atuando há 12 anos como verdadeira parceira de seus clientes a L5 Comunicação é uma agência de comunicação corporativa que atua como boutique. Tem poucos, porém muito qualificados clientes.

Isso significa que, ao contrário de ter uma grande agência de comunicação, onde o cliente é mais um entre dezenas, a L5 presta atendimento personalizado e totalmente dedicado.

A empresa e seus diretores desenvolveram habilidades e acumularam experiências que casam como uma luva com a necessidade atual de sua empresa.

É especializada em atender empresas em início de operação ou em reposicionamento de mercado e que necessitam de um posicionamento preciso e assertivo no mercado em que atua.

É especializada também em gestão de crise, especialmente no setor de mineração. Tem experiência no desenvolvimento de comunicação com comunidades do entorno das operações de seus clientes. E em mapeamento e perfil de stakeholders, criando abordagens personalizadas para cada um.

Atua como parceiro do cliente em ações de relações governamentais (relacionamento com o Poder Público e no acompanhamento legislativo).

Atua como parceiro do cliente na preparação para audiências públicas junto às populações do entorno das operações quando necessário.

Entre clientes de destaque atendidos por nossa equipe podemos listar alguns como Nascentes das Gerais, GPA (as duas primeiras PPPs do Estado de Minas Gerais), Vale, Samarco, Usiminas, Cedro Mineração, MGB Mineração, Tamisa Mineração e Furnas Centrais Elétricas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

A assessoria de imprensa trata do relacionamento e intermediação entre uma organização (empresa, entidade etc.) com a mídia em geral (rádios, TV, jornais, portais, blogs etc.).

Esse trabalho busca destacar nessas mídias o que cada organização faz de bom. A essa exposição chamamos de mídia espontânea, porque o cliente não paga nada aos veículos para estar ali. Para isso a assessoria de imprensa realiza trabalho de profundo conhecimento sobre o cliente e suas ações para identificar assuntos de relevância pública e aponta em que mídias ele deve ser exposto e como cada veículo pode abordá-las.

Por outro lado, o relacionamento próximo do cliente com a mídia pode atenuar, e muito, os impactos de um evento negativo que possa vir a comprometer ou arranhar a imagem do cliente, o que é muito comum nos dias atuais e torna cada vez mais essencial o trabalho de relacionamento com a imprensa.

Há mais de 12 anos, a L5 Comunicação atual como assessoria de imprensa que trabalha para identificar e analisar informações e ações que para o cliente podem ser rotineiras, mas que quando traduzidas para a linguagem jornalística são transformadas em matérias positivas para a empresa. Isso, sem dúvida, posiciona a empresa/cliente, fortalece sua imagem e a imagem das marcas com que atua.

GERENCIAMENTO DE CRISE

Sua imagem é o reflexo das atitudes e valores de uma organização, crises diplomáticas, crises de idoneidade, crises fabricadas ou crises operacionais influenciam diretamente na percepção do público. Para evitá-las ou saber como enfrentá-las deve-se antecipar a possíveis ou prováveis situações que possam vir a desorganizar o funcionamento da empresa, afetar as relações, comprometer a carreira dos executivos, onerar a empresa com processos judiciais ou deixar heranças na memória coletiva.

Para isso a L5 traça um plano a partir das variações do ambiente externo e da capacidade interna, documentando assim as ações possíveis para minimizar uma situação que pode comprometer a companhia.

COMUNICAÇÃO INTERNA

O colaborador é a primeira linha entre uma organização e seus diversos públicos. Desenvolver uma comunicação clara, objetiva e inclusiva é fundamental para manter os funcionários bem informados e conscientes de que são parte de todo o processo da empresa. Isso ajuda muito as organizações a levarem suas mensagens-chave adiante pela voz de seus colaboradores.

A L5 elabora programas de comunicação interna visando a preparar os colaboradores, cada um em seu nível de alcance e atuação, para que toda a organização mantenha a mesma linguagem reforçando, assim, a imagem da empresa.

PLANO DE COMUNICAÇÃO (PIC)

Tem como objetivo a criação de normas, ações e táticas para o uso da comunicação estratégica integrada. O plano será fundamentado nos valores existentes na empresa e nas metas de negócios da organização. A partir de pesquisa profunda sobre os objetivos da empresa e seus públicos estratégicos, o plano será o “norte” para todas as ações futuras de comunicação da empresa.

RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE

Uma organização não pode buscar a comunicação em uma esfera mais abrangente sem se preocupar com o seu entorno. Se relacionar bem com a comunidade em que a organização está inserida é parte integrante do sucesso de um plano de comunicação.

Nosso objetivo é transformar a comunidade em um grande aliado na busca de uma reputação ilibada.

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

As organizações devem gerir estrategicamente sua comunicação se posicionando perante qualquer desafio. Toda empresa precisa construir sua identidade corporativa sólida e real. O que ela diz por meio de sua comunicação e o que realmente faz tem de estar alinhado e deve ser percebido claramente por seus públicos.

Na L5 fazemos comunicação com conhecimento, planejamento, execução e mensuração de resultados. Somente assim os objetivos propostos serão alcançados. A forma de aplicar a comunicação estratégica é muito mais complexa do que aparenta, pois é necessário conhecer profundamente o elemento humano, e, consequentemente, qual a melhor forma de atingí-lo.

Comunicar-se com públicos estratégicos significa definir quem são e onde estão esses stakeholders e, a partir dessa definição, escolher a melhor forma de abordá-los. Reflexão, estudo de casos, velocidade, trabalho em grupo, assertividade, crítica e pesquisas são pontos fundamentais em Comunicação. Nunca haverá uma segunda primeira impressão.

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

A comunicação adequada com seus públicos é um fator importante para a criação de uma imagem forte e coerente. Mas não deve fugir da linha estratégica definida. Por isso a L5 desenvolve conteúdos alinhados à linguagem previamente determinada e ao público escolhido. Assim a organização pode se preocupar e dedicar-se apenas à sua operação.

MEDIA TRAINING

Relacionar-se diretamente com a imprensa não é tarefa simples. Como se portar em uma entrevista? Quem é e como trabalha o profissional que está do outro lado? Na L5 preparamos os responsáveis por transmitir as informações da organização para enfrentar os desafios de falar bem com a imprensa. Por meio de um programa de treinamento para executivos e porta-vozes, a L5 os prepara para manter um relacionamento adequado com a imprensa.

GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS

Uma organização não deve entrar nas mídias sociais unicamente com foco na venda ou simplesmente porque a concorrência está lá. O espaço ocupado pela empresa em uma mídia social deve construir relacionamentos, caso contrário, o potencial não ser atingido. Ou pior, reações negativas podem ser desencadeadas.

Muitas empresas têm a ideia de que tudo é muito fácil e barato quando se fala em mídias sociais. A gestão de mídias sociais é um compromisso de longo prazo. Na L5 podemos geri-las com responsabilidade e relevância nas informações divulgadas com metas e objetivos traçados, criando um verdadeiro relacionamento com os diferentes públicos.

WEBSITES

Os visitantes em seu site julgarão a sua empresa pela qualidade e utilidade do conteúdo que encontrarem. Os clientes o enxergarão como uma fonte de informações sobre os produtos ou serviços que eles possam adquirir e os problemas que enfrentam. Por isso, não subestime a importância do papel do conteúdo em seu e-Business. Assim como nas mídias sociais, gerimos o conteúdo do seu website de forma a torná-lo referência para o público interessado.

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE

FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS

Desde antes do início da operação da companhia em Rondônia, na construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, foi realizado um trabalho de diagnóstico, levantamento de demandas e necessidades da população e desenvolvido um plano de comunicação estratégica que contemplasse todas essas demandas.

SAMARCO

Desenvolvimento de planejamento, ferramentas e execução de ações de comunicação junto a comunidades impactadas pelo mineroduto da companhia, que liga Mariana, em Minas Gerais, a Anchieta, no Espírito Santo.

Atualmente a L5 é responsável pela comunicação com comunidades de empresas como Cedro Mineração, Tamisa Mineração e GPA.

GESTÃO DE CRISE

VALE

O diretor da L5 Comunicação Jomar Nicácio trabalhou, em parceria com a InPress, de São Paulo, como líder responsável pela gestão direta daquela que foi a maior crise corporativa do Brasil (se não foi do mundo): o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. O trabalho mais crítico e mais intenso iniciou poucos dias depois do rompimento e seguiu por sete meses ininterruptos. Uma equipe de 12 pessoas trabalhou sob nossa liderança em um projeto que chegou a responder até 140 demandas de imprensa nacional e internacional por dia.

CEDRO MINERAÇÃO

Também liderada por seu diretor, o trabalho de comunicação na Cedro uniu duas expertises importantes da L5: gestão de crise e posicionamento de marca/início de operação. Começamos o trabalho por uma questão de crise institucional e desenvolvemos todas as frentes e ferramentas de comunicação que a empresa não tinha. Um ano depois de iniciado o trabalho a empresa, cujo destaque na mídia estava sempre ligada à operação policial que foi o gatilho do trabalho de posicionamento, foi reportagem de capa do Valor Econômico, principal veículo de economia do país, com foto do CEO da companhia na capa.

TAMISA MINERAÇÃO

Outra companhia em que a L5 pôde mesclar sua atuação em gestão de crise e posicionamento de marca mesmo antes da operação. O imbróglio em que se transformou a operação da companhia na Serra do Curral, nos municípios de Nova Lima e Sabará, é o grande desafio colocado para a L5, que se relaciona com a imprensa diariamente para que o posicionamento da empresa esteja sempre bem colocado nas reportagens que são sempre favoráveis aos movimentos contrários à mineração.

RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS

NASCENTES DAS GERAIS

O primeiro e único complexo viário de Minas Gerais gerido em modalidade de PPP foi reconstruído e é administrado pela Nascentes das Gerais. A L5, ainda com outro nome e liderada à época pelo diretor Fred Wanderley, foi, durante 10 anos responsável pela comunicação da empresa desde assinatura do contrato. Desenvolveu a comunicação com público interno, imprensa, Poder Judiciário e com o Estado.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES – ( CNT )

Atuou no trabalho desenvolvido em parceria pela CNT, Sindpas e Abrati na alteração das leis do transporte intermunicipal de passageiros, que envolvia a regulamentação do fretamento e do que se convencionou a chamar de transporte colaborativo, ou “uberização” do transporte público. Com um trabalho de corpo a corpo durante semanas na ALMG foi derrubado o veto do governador e a decisão foi transmitida ao vivo pela TV Globo, no MG2, fruto de articulação da L5 Comunicação.

GPA

O primeiro e único complexo penitenciário do país gerido em modalidade de PPP foi construído e é administrado pela GPA, empresa que assinou contrato com o Estado de Minas em 2009 e cuja operação completa 10 anos neste mês de janeiro.

A L5 é responsável pela comunicação da empresa desde assinatura do contrato até hoje. Desenvolveu a marca da empresa (Logotipo, slogan, posicionamento e planejamento estratégico), a comunicação com público interno, imprensa, Poder Judiciário e com o Estado.

Muitos percalços e muitas crises em um mercado que, via de regra, só é destaque na imprensa em caso de fugas, motins, greves etc.

A empresa é assunto recorrente na imprensa nacional e internacional e já foi destaque positivo nas TV brasileiras (Jornal Nacional, Band, Programa da Record e até do extinto CQC). Entre os veículos internacionais destacam-se a rede árabe Al Jazeera, a rede americana CNN, o canal francês TV5 e vários jornais impressos como o Le Monde, também da França.

Guilherme Blasckk

Presidente Blasck

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Guilherme Blasckk

Diretor Blasck

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Guilherme Blasckk

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Guilherme Blasckk

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