cases

Gestão de crise

VALE

O diretor da L5 Comunicação Jomar Nicácio trabalhou, em parceria com a InPress, de São Paulo, como líder responsável pela gestão direta daquela que foi a maior crise corporativa do Brasil (se não foi do mundo): o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. O trabalho mais crítico e mais intenso iniciou poucos dias depois do rompimento e seguiu por sete meses ininterruptos. Uma equipe de 12 pessoas trabalhou sob nossa liderança em um projeto que chegou a responder até 140 demandas de imprensa nacional e internacional por dia.

CEDRO MINERAÇÃO

Também liderada por seu diretor, o trabalho de comunicação na Cedro uniu duas expertises importantes da L5: gestão de crise e posicionamento de marca/início de operação. Começamos a desenvolver o trabalho por uma questão de crise institucional e começamos a desenvolver todas as frentes e ferramentas de comunicação que a empresa não tinha. Um na o depois de iniciado o trabalho, a empresa, cujo destaque na mídia estava sempre ligada à operação policial que foi o gatilho do trabalho de posicionamento, foi reportagem de capa do Valor Econômico, principal veículo de economia do país, com foto do CEO da companhia na capa.

TAMISA MINERAÇÃO

Outra companhia em que a L5 pôde mesclar sua atuação em gestão de crise e posicionamento de marca mesmo antes da operação. O imbróglio em que se transformou a operação da companhia na Serra do Curral, nos municípios de Nova Lima e Sabará, é o grande desafio colocado para a L5, que se relaciona com a imprensa diariamente para que o posicionamento da empresa esteja sempre bem colocado nas reportagens que são sempre favoráveis aos movimentos contrários à mineração.

cases

Relações governamentais

NASCENTES DAS GERAIS

O primeiro e único complexo viário de Minas Gerais gerido em modalidade de PPP foi reconstruído e é administrado pela Nascentes das Gerais. A L5, ainda com outro nome e liderada à época pelo diretor Fred Wanderley, foi, durante 10 anos responsável pela comunicação da empresa desde assinatura do contrato. Desenvolveu a comunicação com público interno, imprensa, Poder Judiciário e com o Estado.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES – ( CNT )

Atuou no trabalho desenvolvido em parceria pela CNT, Sindpas e Abrati na alteração das leis do transporte intermunicipal de passageiros, que envolvia a regulamentação do fretamento e do que se convencionou a chamar de transporte colaborativo, ou “uberização” do transporte público. Com um trabalho de corpo a corpo durante semanas na ALMG foi derrubado o veto do governador e a decisão foi transmitida ao vivo pela TV Globo, no MG2, fruto de articulação da L5 Comunicação.

GPA

O primeiro e único complexo penitenciário do país gerido em modalidade de PPP foi construído e é administrado pela GPA, empresa que assinou contrato com o Estado de Minas em 2009 e cuja operação completa 10 anos neste mês de janeiro.

A L5 é responsável pela comunicação da empresa desde assinatura do contrato até hoje. Desenvolveu a marca da empresa (Logotipo, slogan, posicionamento e planejamento estratégico), a comunicação com público interno, imprensa, Poder Judiciário e com o Estado.

Muitos percalços e muitas crises em um mercado que, via de regra, só é destaque na imprensa em caso de fugas, motins, greves etc.

A empresa é assunto recorrente na imprensa nacional e internacional e já foi destaque positivo nas TV brasileiras (Jornal Nacional, Band, Programa da Record e até do extinto CQC). Entre os veículos internacionais destacam-se a rede árabe Al Jazeera, a rede americana CNN, o canal francês TV5 e vários jornais impressos como o Le Monde, também da França.

cases

Comunicação e Relacionamento com Comunidades

SAMARCO

Desenvolvimento de planejamento, ferramentas e execução de ações de comunicação junto a comunidades impactadas pelo mineroduto da companhia, que liga Mariana, em Minas Gerais, a Anchieta, no Espírito Santo.

MINERINVEST MINERAÇÃO

A Minerinvest é uma nova empresa de mineração de ferro em Belo Vale (MG) a L5 está gerenciando toda a comunicação entre a empresa e seus diversos públicos. Desde a nova logo da empresa até posicionamentos frente a comunidade lindeira, relacionamento com prestadores de serviços, imprensa e poder público.

HERCULANO MINERAÇÃO

A parceria entre a Herculano e a L5 começa com a elaboração de todo o Plano de Comunicação da empresa que vem se reposicionando no mercado depois do reinício de suas atividades. Com isso a L5 mapeou todas as características  da empresa e direcionou a comunicação com seus diferentes públicos de forma coerente e única. Foi determinado a proposta de valor da empresa e traçadas estratégias de comunicação interna, relacionamento com a comunidade, imprensa, poder público e clientes com ações voltadas para cada um deles. Além da criação de todo o plano a L5 é hoje responsável por toda a área de comunicação da Herculano mineração.