o que fazemos

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa trata do relacionamento e intermediação entre uma organização (empresa, entidade etc.) com a mídia em geral (rádios, TV, jornais, portais, blogs etc.).

Esse trabalho busca destacar nessas mídias o que cada organização faz de bom. A essa exposição chamamos de mídia espontânea, porque o cliente não paga nada aos veículos para estar ali. Para isso a assessoria de imprensa realiza trabalho de profundo conhecimento sobre o cliente e suas ações para identificar assuntos de relevância pública e aponta em que mídias ele deve ser exposto e como cada veículo pode abordá-las.

Por outro lado, o relacionamento próximo do cliente com a mídia pode atenuar, e muito, os impactos de um evento negativo que possa vir a comprometer ou arranhar a imagem do cliente, o que é muito comum nos dias atuais e torna cada vez mais essencial o trabalho de relacionamento com a imprensa.

Há mais de 12 anos, a L5 Comunicação atual como assessoria de imprensa que trabalha para identificar e analisar informações e ações que para o cliente podem ser rotineiras, mas que quando traduzidas para a linguagem jornalística são transformadas em matérias positivas para a empresa. Isso, sem dúvida, posiciona a empresa/cliente, fortalece sua imagem e a imagem das marcas com que atua.

 

Gerenciamento de Crise

Sua imagem é o reflexo das atitudes e valores de uma organização, crises diplomáticas, crises de idoneidade, crises fabricadas ou crises operacionais influenciam diretamente na percepção do público. Para evitá-las ou saber como enfrentá-las deve-se antecipar a possíveis ou prováveis situações que possam vir a desorganizar o funcionamento da empresa, afetar as relações, comprometer a carreira dos executivos, onerar a empresa com processos judiciais ou deixar heranças na memória coletiva.

Para isso a L5 traça um plano a partir das variações do ambiente externo e da capacidade interna, documentando assim as ações possíveis para minimizar uma situação que pode comprometer a companhia.

 

Comunicação Interna

O colaborador é o principal agente de comunicação de qualquer organização. Mantê-lo bem informado é o primeiro passo para uma boa comunicação com o mercado e para desenvolver uma boa imagem junto a ele.

A L5 elabora programas de comunicação interna visando a preparar todos os colaboradores, cada um em seu nível de alcance e atuação, para que toda a companhia desde a operação até o mais alto executivo mantenha uma linguagem única reforçando, assim, a imagem da empresa.

 

Plano de Comunicação

Tem como objetivo a criação de normas, ações e táticas para o uso da comunicação estratégica integrada. O plano será fundamentado nos valores existentes na empresa e nas metas de negócios da organização. A partir de pesquisa profunda sobre os objetivos da empresa e seus públicos estratégicos, o plano será o “norte” para todas as ações futuras de comunicação da empresa.

 

Relacionamento com a Comunidade

Uma organização não pode buscar a comunicação em uma esfera mais abrangente sem se preocupar com o seu entorno. Se relacionar bem com a comunidade em que a organização está inserida é parte integrante do sucesso de um plano de comunicação.

Nosso objetivo é transformar a comunidade em um grande aliado na busca de uma reputação ilibada.

 

Comunicação Estratégica

As organizações devem gerir estrategicamente sua comunicação se posicionando perante qualquer desafio. Toda empresa precisa construir sua identidade corporativa sólida e real. O que ela diz por meio de sua comunicação e o que realmente faz tem de estar alinhado e deve ser percebido claramente por seus públicos.

Na L5 fazemos comunicação com conhecimento, planejamento, execução e mensuração de resultados. Somente assim os objetivos propostos serão alcançados. A forma de aplicar a comunicação estratégica é muito mais complexa do que aparenta, pois é necessário conhecer profundamente o elemento humano, e, consequentemente, qual a melhor forma de atingí-lo.

Comunicar-se com públicos estratégicos significa definir quem são e onde estão esses stakeholders e, a partir dessa definição, escolher a melhor forma de abordá-los. Reflexão, estudo de casos, velocidade, trabalho em grupo, assertividade, crítica e pesquisas são pontos fundamentais em Comunicação. Nunca haverá uma segunda primeira impressão.

 

Criação de Conteúdo

A comunicação adequada com seus públicos é um fator importante para a criação de uma imagem forte e coerente. Mas não deve fugir da linha estratégica definida. Por isso a L5 desenvolve conteúdos alinhados à linguagem previamente determinada e ao público escolhido. Assim a organização pode se preocupar e dedicar-se apenas à sua operação.

 

Media Training

Relacionar-se diretamente com a imprensa não é tarefa simples. Como se portar em uma entrevista? Quem é e como trabalha o profissional que está do outro lado? Na L5 preparamos os responsáveis por transmitir as informações da organização para enfrentar os desafios de falar bem com a imprensa. Por meio de um programa de treinamento para executivos e porta-vozes, a L5 os prepara para manter um relacionamento adequado com a imprensa.

 

Gestão de Mídias Sociais

Uma organização não deve entrar nas mídias sociais unicamente com foco na venda ou simplesmente porque a concorrência está lá. O espaço ocupado pela empresa em uma mídia social deve construir relacionamentos, caso contrário, o potencial não ser atingido. Ou pior, reações negativas podem ser desencadeadas.

Muitas empresas têm a ideia de que tudo é muito fácil e barato quando se fala em mídias sociais. A gestão de mídias sociais é um compromisso de longo prazo. Na L5 podemos geri-las com responsabilidade e relevância nas informações divulgadas com metas e objetivos traçados, criando um verdadeiro relacionamento com os diferentes públicos.

 

Websites

Os visitantes em seu site julgarão a sua empresa pela qualidade e utilidade do conteúdo que encontrarem. Os clientes o enxergarão como uma fonte de informações sobre os produtos ou serviços que eles possam adquirir e os problemas que enfrentam. Por isso, não subestime a importância do papel do conteúdo em seu e-Business. Assim como nas mídias sociais, gerimos o conteúdo do seu website de forma a torná-lo referência para o público interessado.